18 de out. de 2009

Isca Faculdades promove 1º Fórum de Integração do Conhecimento

por Carlos Giannoni / Gerson Américo / Juan Franscesco Piva

O Isca Faculdades realizará o 1º Fórum de Integração do Conhecimento, de 20 a 23 de outubro de 2009, em seu campus. O evento promoverá a união de todos os cursos da instituição e envolverá diferentes áreas de conhecimento. O intuito é preparar melhor os alunos para o mercado de trabalho com as palestras e os cursos de aperfeiçoamento que serão oferecidos.

A iniciativa conta com o apoio do estudante de Química, Gilberto Alves Coelho Junior. “O Fórum é muito interessante, pois com a interação dos cursos, se foge da rotina da sala de aula”, afirma.
Ele considera o evento importante, pois possibilitará a aprendizagem de assuntos diversificados. “Acho importante que a faculdade continue com essa ideia nos próximos anos, pois isso dará maior visibilidade à instituição”, ressalta.

Taise Borges, estudante do curso de Ciências Contábeis, não gostou da renovação. “Eu gostaria que continuasse uma semana específica de cada curso e não que misturasse com os outros”, relata. Ela diz que, com uma semana destinada a um único curso, os alunos aprenderiam mais, pois os temas abordados neste Fórum não são tão interessantes como eram nos outros anos.

O estudante de Comunicação Social, habilitação em Publicidade e Propaganda, Andrey Peixoto dos Santos, diz que o formato adotado nos anos anteriores era melhor, pois dava ênfase a cada curso, com palestras mais específicas, voltadas a cada área, trazendo um conhecimento mais aprofundado aos alunos.

Para Santos, na semana própria de seu curso, os alunos se empenhavam mais. Fato que, segundo ele, não deve ocorrer com o Fórum de Integração do Conhecimento. “Quando tínhamos uma semana de Comunicação, vinham vários nomes de peso na área ministrar palestras para a turma, o que proporcionava maior conhecimento sobre o mercado de trabalho da nossa categoria”, conclui o aluno.

Maicon Marques Tartacholi, estudante de Engenharia Ambiental, optou por se inscrever no curso de Licenciamento Ambiental. Ele acredita que “a ideia do Fórum é muito legal, pois abrirá novos horizontes” com o conhecimento adquirido com a interação de todas as disciplinas.

A estudante de Administração de Empresas, Isabela Benedetti, tem grande expectativa para o evento. “A palestra de empregabilidade que eu queria assistir já está lotada, tive que escolher outro curso”, diz. Para a aluna, o Fórum unificado é melhor do que o modelo adotado nos anos anteriores - as semanas específicas de cada curso.

“Não é só porque faço Administração que tenho que assistir a palestras só desse seguimento”. A estudante explica que o Fórum dará a oportunidade de interagir com outros temas e assuntos de sua curiosidade.

Quanto a poder se inscrever em apenas um curso, Isabela diz não ter gostado. “Seria interessante poder escolher outros temas, pois me interessei por vários outros assuntos”, lamenta. Segundo a aluna, o Fórum do Isca deveria ser aberto ao público em geral e aos profissionais de áreas diversificadas.

Avaliações positivas e negativas se encontram presentes nos corredores da faculdade. No entanto, os alunos estão na expectativa de como tudo irá ocorrer. O fato é que a instituição está se empenhando forte para que os estudantes de opiniões favoráveis as tenham confirmadas e os das desfavoráveis possam se surpreender com o evento.

Nenhum comentário: