29 de out. de 2009

Blitz educativas reduzem número de multas em Limeira

por Leandro T. Moller

O número de multas aplicadas em veículos em Limeira é alto, devido ao fato de Limeira ter uma grande frota, segundo dados do Departamento de Trânsito da cidade. Por isso, blitz educativas fazem a diferença no centro da cidade.

De acordo com Suseley Zovico, educadora de trânsito, essas blitz têm como papel fundamental orientar, alertar e, como o próprio nome já diz, educar os condutores a respeito das normas de trânsito e legislações envolvendo veículos e pedestres.

O número de infrações cai bastante, principalmente nos locais onde ocorrem as blitz e durante tempos depois, observa o agente de trânsito Domingos Rigon.

A respeito dos locais onde ocorrem essas blitz, Suseley afirma que são aleatórios, mas sempre em locais de grande movimentação, onde o índice de abordagens e transmissão de informações é alto.

Com a ajuda da Guarda Municipal e dos Agentes de Trânsito, nessas blitz são distribuídos folhetos e panfletos com informações sobre as leis de trânsito em vigor no país, conhecimentos sobre preferências entre pedestres e condutores, demonstrativos de placas de sinais e também são feitas perguntas aos motoristas.

Além dessas blitz educativas, Suseley ainda faz palestras e promove reuniões em escolas com o intuito de, desde cedo, ensinar aos futuros condutores a respeito das leis de trânsito e sobre como obedecer as sinalizações.

Ela realiza, também, com o apoio da Secretaria dos Transportes, atividades junto às escolas. Todo ano é promovido um concurso entre os alunos com os melhores desenhos, poemas e as melhores músicas sobre trânsito.

Os trabalhos vencedores são expostos em um grande quadro, que fica na entrada da Secretaria dos Transportes e do Departamento de Trânsito, na prefeitura da cidade, para que todos possam vê-los.

Nenhum comentário: