1 de out de 2009

52% dos idosos paulistas estão acima do peso

por Diego Rodrigo dos Santos

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou um levantamento em que mais da metade dos idosos estão com sobrepeso. Realizada entre 2007 e 2008, a pesquisa avaliou 5.957 pacientes acima dos 60 anos, que passaram por atendimento no Sistema Único de Saúde. O resultado apontou que 52% dessas pessoas estavam acima do peso.

A obesidade é ainda maior entre as mulheres, segundo a pesquisa. Os quilos extras atingem 55,9% das idosas, contra 44,6% dos homens. Segundo a nutricionista Sandra Garbo, os distúrbios hormônios, a má alimentação e, principalmente, o sedentarismo são fatores que influenciam muito no peso.

“O perfil de vida das pessoas, especificamente no trabalho, tende a uma passividade na prática de exercícios físicos, consequentemente, aumenta-se a massa corpórea”.

Uma alimentação saudável, rica em frutas, verduras e legumes variados, são medidas que ajudam a ter uma vida com mais qualidade e saúde. “É importante evitar alimentos gordurosos e beber bastante água durante o dia”, afirma Garbo.

Adotar uma vida mais dinâmica e ativa é primordial para os idosos cujo metabolismo, a partir dos 60 anos, fica cada vez mais lento, dificultando, assim, a perda do peso. “Problemas como hipertensão, infarto, AVC [Acidente Vascular Cerebral] e diabetes são alguns dos problemas causados pelo alto peso”, afirma a nutricionista.

Amélia Ricardo, 80 anos, pratica atividades físicas duas vezes por semana e busca uma alimentação balanceada. “Sou aluna assídua da hidroginástica e no meu almoço não podem faltar legumes e verduras. E pela manhã, uma fruta sempre vai bem”, disse.

Em Araras, há várias instituições que incentivam a prática de atividades físicas por idosos, como por exemplo, o Projeto Ativa Idade ou Viva Saúde. Célia Câmara, 54 anos, é integrante do Viva Saúde e, desde cedo, cuida da sua saúde.

“Depois de um dia de trabalho, cansativo e estressante, e da rotina monótona que tenho, nada como praticar exercícios que relaxam o corpo”. Ela afirma: “fico uma nova pessoa, pronta para o trabalho no outro dia”.

Nenhum comentário: