30 de nov de 2009

Youtube revoluciona os veículos de comunicação

Jornalistas e internautas utilizam vídeos como meio de informação

por Gerson Américo

O Youtube, na internet, se tornou uma das ferramentas mais populares, que diverte e ao mesmo tempo informa o público, com conteúdos variados de informação. Este ano, a ferramenta bateu o recorde de acessos, e atingiu a marca de 100 milhões de usuários, de acordo com os dados do site de consultoria conScore. Muitos internautas e jornalistas utilizam os vídeos como plataforma de notícias que podem servir de apoio para outras mídias.

O jornalista Fabio Galacci, 36, que trabalha ha 12 anos na Rede Anhanguera de Comunicação (RAC), de Campinas, diz que, o Youtube só enriquece o jornalismo. Para ele, o imediatismo da ferramenta é importante para garantir a veiculação dos fatos em questão de segundos. “Um exemplo claro ocorrido recentemente foram os protestos da oposição ao atual regime do Irã.

Com a imprensa oprimida naquele país, os vídeos na internet tiveram o papel de divulgar o que realmente estava acontecendo”, diz. De acordo com Gallacci, o Youtube é uma ferramenta poderosa que democratiza a informação. Segundo ele, todos nós somos multiplicadores de assuntos, mas é preciso ter cuidado com o que é veiculado, pois nem toda notícia que é inserida na rede é de relevância. “A utilização dos vídeos, na internet, dribla os mecanismos oficiais de notícia. Cada pessoa tem a sua versão dos fatos e pode compartilhar isso com o mundo”, afirma.

O jornalista diz que a total liberdade no uso do Youtube também abre espaço para informações equivocadas, e algumas situações, são direcionadas por interesses individuais. “O poder de escolha é do internauta, mas, cada vez mais, ele opta por sites confiáveis para conseguir informação”.

Para Gallaci, o Youtube é um de informação muito importante para á sociedade e o jornalismo, pois carrega uma variedade de pontos de vista, rapidez e facilidades. “O cidadão pode inserir na rede o que quiser”.

Rafael Sereno, jornalista e editor do Jornal Gazeta de Limeira, diz que, alguns portais jornalísticos utilizam o Youtube para a criação de vídeos informativos. “Desta forma, a nova mídia pode ser considerada útil para atender parte das necessidades do internauta”, diz Sereno.

O estudante de jornalismo Ivan Costa utiliza vídeos como veículo de informação há um ano.
Para ele, o Youtube é um veículo sem fronteiras, que com o auxilio de um bom computador, torna as pessoas informadas sobre o que acontece no mundo atual.

Segundo o estudante, é possível relacionar o jornalismo com a nova ferramenta, pois muitos canais de TV, também estão na internet, com conteúdos voltados ao público internauta.

Nenhum comentário: