30 de nov de 2009

Mídias Online são uma boa alternativa para o ouvinte

Rádio na web é a nova opção

por Leandro Tetzner Moller

Hoje em dia, se o ouvinte está chegando ao trabalho e não quer perder a notícia que estava acompanhando no trajeto de carro até seu destino, uma boa alternativa está nessas emissoras de rádio pela internet.

Isso ocorre porque várias emissoras têm transmissão via web, com programação 24 horas por dia, e para qualquer lugar do mundo.

Um exemplo disso é a rádio Estéreo Som de Limeira, que mantém sua programação online desde 1996, quando criou seu primeiro site na internet. De acordo com Bruno Bortolan, um dos seus proprietários, a emissora foi a primeira de Limeira e uma das pioneiras do país a adotar esse tipo de mídia online, criando em 2001 a sua primeira transmissão de rádio via internet.

Bortolan diz que o principal diferencial desse tipo de mídia é a abrangência geográfica. O ouvinte pode acessar o conteúdo da rádio em qualquer local do planeta. Por exemplo, muitos dos ouvintes da emissora que não possuem rádio no trabalho, acabam acompanhando a programação através do site via internet, já que fazem uso do computador o dia todo.

“Outro ponto forte dessa abrangência é a de pessoas que se mudam de Limeira, às vezes para locais onde as estações de rádio não chegam, mas continuam acompanhando via web. Bortolan ainda explica que as rádios online não servem só para que o ouvinte continue acompanhando a programação pelo computador.

“A participação se torna mais interativa, ou seja, ele passa a ter mais contato com a emissora. “Um exemplo disso são os blogs dos nossos programas, em que qualquer pessoa pode entrar e deixar sua opinião, pedir uma música ou fazer um comentário”.
Bortolan afirma também que novos canais online vão fazer parte do site da emissora, cada um com sua programação própria para atender ao gosto de todos os tipos de público.

Jaqueline Barreira, funcionária de uma empresa de fundição em Limeira, afirma, que, na van que faz o trajeto de ida e volta do serviço, ela e os demais passageiros escutam as primeiras noticias do dia nas rádios da cidade. Ao chegarem na empresa, ao acessar o computador, eles já deixam uma rádio local em aberto para continuar acompanhando as informações durante o dia.

Marcos Ferreira também utiliza a internet para sintonizar as rádios da região, já que precisa saber do andamento das pistas no dia a dia, por viajar a trabalho pela empresa em que presta serviços.

Entenda como funciona o rádio online

Web Rádio é o serviço de transmissão de áudio via Internet com a tecnologia streaming gerando áudio em tempo real, havendo possibilidade de emitir programação ao vivo ou gravada. Muitas estações tradicionais de rádio transmitem a mesma programação pelo meio convencional, por ondas de rádio, e também pela Internet, conseguindo desta forma a possibilidade de alcance global na audiência.

Para realizar a transmissão de áudio através da Internet é necessário enviar o áudio para um servidor que irá realizar a codificação apropriada e a transmissão aos usuários.

Nenhum comentário: