14 de jun. de 2011

Palestra de editora da Globo promove noite de conhecimento e de inspiração

Laura F. Thomaz (estudante do terceiro semestre de jornalismo)


A jornalista da Rede Globo Maria Cleidejane Esperidião

A última sexta-feira, 10 de junho, ficará marcada nas mentes e corações dos alunos de jornalismo do ISCA Faculdades, bem como de todos os presentes que tiveram a oportunidade de estar na palestra da jornalista e doutora Maria Cleidejane Esperidião, da editoria internacional do Jornal Hoje, da Rede Globo de Televisão. O tema abordado na palestra foi: Diretrizes do Jornalismo Internacional Televisivo. 

A coordenadora de Comunicação Audre Alberguini e a jornalista da Rede Globo

Maria possui uma expressiva bagagem intelectual e cultural. Doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), Mestra em Estudos de Artes no Jornalismo pela Universidade de Walles (U.WALES), Especialista em Documentário pela Universidade de Londres, Especialização em História Contemporânea pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Graduada em Comunicação Social pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Citam-se também alguns dos prêmios que Maria recebeu durante sua carreira, dentre eles, como melhor reportagem/produtora Globo NE, Instituto Ayrton Senna em 2000, mais uma vez como melhor reportagem/produtora TV GLOBO, Banco do Nordeste do Brasil e Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável em 2004, Prêmio Rede Globo de Jornalismo 2007/Edição de Telejornal e participação de reportagem/ Cobertura Acidente da Tam, TV Globo, sendo este o mais recente ganho no ano de 2007.  
A palestra foi rica de conhecimento, declaram os alunos. Maria compartilhou seus conhecimentos e experiências na área jornalística, contou como é o dia a dia nos bastidores de um telejornal, como funciona a análise de conteúdo que as agências internacionais enviam para as editorias, bem como a distribuição das notícias. “Todos ficaram imersos no universo do jornalismo internacional. Eu não tinha muita noção de como as coisas aconteciam nos bastidores do noticiário internacional, para mim foi uma aula de conhecimento,” afirma a estudante de jornalismo, Mylena Arruda.
Os futuros jornalistas receberam dicas preciosas de uma jornalista atuante dentro de um telejornal de audiência. Todos que estavam presentes tiveram a chance de questionar a respeito do tema abordado, como também de qualquer outro tema, pois Maria estava disposta a não deixar ninguém sair de lá com dúvidas. As pessoas presentes ficaram honradas com sua presença e não pouparam elogios. Mylena ficou encantada. “Ela é uma mulher incrível. Esbanja conhecimento e é inteligentíssima. Desenvolve um trabalho sério e de qualidade elevada. Acho que é o tipo de profissional que todos na área gostariam de ser”. Já a publicitária Priscila Perez, enfatiza “achei a palestrante segura e muito inteligente, mostrou total conhecimento e domínio sobre o assunto, esclarecendo todas as dúvidas dos alunos e comentando grandes exemplos de matérias cedidas pelas agências”.
Sorrindo, mesmo depois de um dia de trabalho, Maria demonstrou atenção aos alunos. Apaixonada pela profissão, dedicada e focada em seus objetivos, passou a se tornar um exemplo e um ícone para os jovens estudantes, que ainda têm muito que aprenderem e um longo caminho a percorrerem, para ocuparem uma posição importante dentro de um telejornal de peso, bem conceituado por tantas pessoas. Mesmo sendo formada em outra área, Priscila finaliza dizendo que “a palestra foi excelente, proporcionou grande expansão no conhecimento, pois desconhecia todo o processo de escolha, captação, ‘compra’ de imagens e afins, além de todo o processo das agências televisivas. Isso fez com que abrisse meu leque de opções no mercado mesmo sendo publicitária.” As falas e explicações de Maria, durante a palestra, foram importantes, principalmente para os jovens estudantes de jornalismo. 

Um comentário:

Monica Nunes disse...

Cleide, parabéns! Feliz por sua trajetória!