3 de mai. de 2011

LIVRO: sustentabilidade discutida em grandes reportagens

O livro-reportagem “Mão na Massa: práticas e ações sustentáveis em Limeira”, da jornalista Roxane Regly, é formado por oito grandes reportagens sobre meio ambiente e sustentabilidade. A cada capítulo, o leitor tem a oportunidade de conhecer casos de pessoas comuns que praticam ações em favor do meio ambiente na cidade de Limeira, a fim de conservar os recursos naturais para as próximas gerações.
Hoje em dia a sustentabilidade ambiental é uma preocupação muito grande. A mídia tem tratado o assunto com mais frequência, levando a população a refletir sobre a necessidade de controlar o consumo desenfreado e evitar práticas destrutivas à natureza.
Segundo a jornalista, o produto foi idealizado e desenvolvido como parte da exigência para a formação em bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, quando ainda estudava no Isca Faculdades, em Limeira, no segundo semestre de 2010. “Foram quase quatro meses de trabalho, incluindo pesquisa, coleta de informações e produção do livro. O trabalho árduo da realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), no final, se tornou em um produto bonito e gostoso de ler”, disse Roxane.
Todo o processo produtivo foi realizado em Limeira, em um trabalho individual da jornalista, à época, estudante do último semestre. Os relatos das histórias foram coletados em parques, sítios, vilas, casas, escolas e entidades. Diversos especialistas foram consultados, de modo a explicar e reforçar os conceitos dos entrevistados. O Poder Público também foi procurado para dar esclarecimentos a respeito nas necessidades da cidade que o cabe.
Com a formação adquirida no curso, Roxane pode produzir também as fotografias que ilustraram o livro e elaborou todo o projeto gráfico e diagramação. “Realizei cada etapa com minuciosidade e cautela, me atentando a cada detalhe e participando de cada momento do livro”, citou. “Com o apoio da minha família, amigos e também de minha chefia (no estágio), colegas de trabalho e da professora orientadora Ingrid Gomes, consegui nortear meu trabalho e desenvolver um produto jornalístico completo e interessante”, enfatizou a autora.

CAPÍTULOS

O livro é aberto com a história de um grupo de moradores da periferia de Limeira que lutou para transformar uma área verde abandonada e cheia de lixo em um parque ecológico. A Praça Gino Archimedes Batiston, no Jardim do Lago, hoje é um ponto de lazer ecológico e prática de esportes aos moradores de toda a região.
As reportagens continuam abordando entidades que reciclam para incrementar sua renda e melhorar o atendimento de crianças deficientes e fazem a coleta de óleo para reverter em assistência social. Há também aqueles que por meio de ações em benefício próprio favorecem o meio ambiente, como um conjunto habitacional que individualizou hidrômetros, reduzindo em altos índices o consumo de água.
A moda, o design e o lazer não ficam de fora. Um agricultor que desfruta sua aposentadoria plantando árvores, a designer que transformou em negócio a produção de bolsas e acessórios sustentáveis e as casas ecológicas, que reduzem a produção de entulho, reaproveitam recursos e economizam matéria natural.

Nenhum comentário: