20 de mai. de 2010

Jovens podem contar com PAT para conseguir primeiro emprego

por Rafael Leite de Campos

Conquistar a independência financeira. É com esse objetivo que muitos jovens buscam o primeiro emprego. Fernanda Franco dos Santos, 16 anos, estudante, procura emprego há um ano, mas está com dificuldades de encontrar, “pois as empresas exigem experiência”.

“A maioria das empresas pede pessoas com experiência, o que dificulta muito, pois ainda me faltam capacitação e formação. Se não me derem oportunidade, como vou adquiri-la?”, questiona.

Dácia Santana, 24 anos, trabalha desde os 15. Ela afirma que a falta de experiência foi um dos fatores que mais atrapalharam quando ela procurava emprego.

“A falta de experiência dificultou bastante. Por isso, no início, resolvi optar por atividades que não exigiam muitas habilidades e formação. Foi através da minha formação técnica que pude investir em meus estudos e hoje ter uma independência financeira”.

Segundo José Carlos Leite de Campos, 56, aposentado e formado em Economia, casos como o de Fernanda e Dácia não eram frequentes há alguma décadas atrás. “Os processos produtivos daquela época exigiam uso intensivo de mão de obra, pois havia bem menos tecnologia que hoje”, afirma.

Para ele, os avanços tecnológicos do mundo atual requerem mão de obra especializada, o que aumenta as dificuldades para o ingresso no mercado de trabalho.

“Hoje em dia, os postulantes a uma vaga no mercado de trabalho precisam estar bem preparados para exercer atividades mais sofisticadas, que exigem conhecimento científico e tecnológico”, observa.

Uma alternativa para quem procura o primeiro emprego é ir ao Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT). Todos os dias, entre 80 e 100 candidatos a vagas de emprego passam pelo PAT para se inscrever no sistema do Emprega SP.

O comércio é o que mais se destaca na oferta de empregos, com 179 vagas preenchidas no primeiro semestre de 2010. Em segundo lugar, vem a indústria, com 89, seguido pela construção civil, 62 vagas.

Em 2009, o recorde de ocupações ofertadas foi do setor do comércio com 343 vagas, seguido por faxineiro, com 290 vagas, e operador de caixa, com 249 vagas.

O PAT Limeira fica na rua Barão de Cascalho, 237, Centro.

Nenhum comentário: