13 de mai. de 2010

Biblioteca Municipal volta a funcionar

Todo o acervo da biblioteca é de acesso livre aos leitores

por Juan Piva

A Biblioteca Municipal Professor João de Souza Ferraz foi reaberta no dia 03 de maio, assim como a Biblioteca Infanto-Juvenil Professora Cecília Quadros, que estava funcionando temporariamente no Palacete Levy. As novas instalações ficam na Rua Senador Vergueiro, 843, no Centro de Limeira, e já estão atendendo ao público de segunda à sexta, das 8h às 17h.

Com um layout moderno, a biblioteca democratizou o acesso ao acervo, possibilitando aos usuários o contato com todas as obras de literatura e pesquisa. Antes, a entrada era livre apenas na área de literatura, e os livros de pesquisa eram encaminhados ao público somente mediante solicitação aos funcionários.

Coordenadora das Bibliotecas Municipais, Lígia Consuelo Araújo explica que a iniciativa torna a leitura mais atrativa e propicia maior liberdade de escolha aos leitores. “O objetivo é facilitar a busca de informações, e tornar visível ao público tudo o que a biblioteca tem disponível, como em uma livraria”, conta ela. Lígia alerta para os cuidados necessários no ambiente. “Com a democratização, não só a liberdade, mas a responsabilidade dos usuários também aumenta. É preciso conservar bem os livros e zelar pelo acervo, que é um patrimônio público”, ressalta.

Parte dos livros e o setor de cópias estão instalados no segundo andar do prédio, onde há mais espaço para a leitura. Em toda a biblioteca, há computadores para pesquisa ao acervo de 30 mil livros, que é totalmente informatizado. A forma de atendimento dos funcionários também mudou com a democratização. “A equipe agora monitora o público, encaminhando-os aos livros procurados, e oferecendo orientação e auxílio à pesquisa”, diz Lígia.

Já a Biblioteca Infanto-Juvenil Professora Cecília Quadros, acomodada também no segundo andar, ganhou maior espaço para a realização de projetos culturais como a “Hora do Conto”, com área destinada às crianças para jogos e brincadeiras.

Para se cadastrar na biblioteca é preciso apresentar documento de identidade (RG, RG escolar ou certidão de nascimento) e comprovante de residência (recibo de água, luz, telefone ou aluguel). Para menores de 14 anos é necessária a presença de um responsável. O cartão fica pronto no ato do cadastro, e permite o acesso à biblioteca municipal e infanto-juvenil.

Nenhum comentário: