13 de mai. de 2010

Ararenses participam de evento em Brasília

16 pessoas de Araras participam do 16º Congresso Eucarístico Nacional, em Brasília, na comemoração dos 50 anos da Arquidiocese e da fundação da cidade

por Diego Santos

O 16º Congresso Eucarístico Nacional será realizado nesse ano de 13 a 16 de maio em Brasília (DF). Da Paróquia São Francisco de Assis de Araras serão 16 pessoas que participarão do evento, entre elas, ministros leigos, agentes de pastorais, acólitos e catequistas, juntamente com o pároco padre Leandro Ricardo.

A paróquia como um todo já se prepara para o evento. “Em nossas celebrações, encontros catequéticos e formativos estamos refletindo sobre a importância da Eucaristia para a vida da Igreja, estamos cantando o hino do congresso e rezando a oração oficial do encontro”, afirmou o padre Leandro. Os participantes foram enviados pelo bispo diocesano, Dom Vilson Dias de Oliveira, em uma missa na paróquia no último dia 2 de maio e, na ocasião, o bispo abençoou as camisetas personalizadas que foram preparadas para o evento.

O tema do 16º Congresso Eucarístico Nacional será “Eucaristia, pão da unidade dos discípulos missionários” e o lema “Fica conosco, Senhor!”. A programação do Congresso envolverá atividades de reflexão e estudo sobre temas atuais da vida da Igreja e relevantes para a vivência do sacramento da Eucaristia, celebrações eucarísticas, adoração ao Santíssimo Sacramento e atividades culturais.

Para esse evento, todos os fiéis católicos brasileiros são convocados. Segundo os organizadores, mais de 300 mil pessoas participam do Congresso Eucarístico Nacional, entre elas cardeais, bispos, sacerdotes, religiosos, diáconos, membros de institutos de vida consagrada, leigos e representantes das 300 dioceses do País.

O enviado especial do Papa Bento 16 para a edição deste ano do Congresso Eucarístico Nacional será o prefeito da Congregação para o Clero, Cardeal Dom Cláudio Hummes, que vai participar de seis atividades oficiais durante o evento.

O Congresso Eucarístico Nacional será o ponto central das celebrações dos 50 anos da Arquidiocese de Brasília, que contarão também com uma retrospectiva histórica dos acontecimentos mais importantes da Arquidiocese, como a primeira missa celebrada no marco inicial da construção da cidade, em 1957, e o 8º Congresso Eucarístico Nacional, realizado em 1970. Em maio, a capital federal também completa 50 anos de fundação.

O Congresso foi antecedido pela realização da 48ª Assembleia Geral da CNBB, cuja missa de abertura, em 3 de maio de 2010, foi memória da Primeira Missa em Brasília, na Praça do Cruzeiro.

A Arquidiocese de Brasília é a responsável pela organização desse 16º Congresso Eucarístico Nacional que acontece a cada quatro anos.

Segundo Dom João Braz, arcebispo de Brasília, “o Congresso Eucarístico deve ser a expressão de um trabalho unido e de comunhão que tem sua fonte na Eucaristia”.

Nenhum comentário: