30 de ago. de 2011

Vencedor do 7º Concurso CNN de Jornalismo conversa sobre a reportagem premiada


Letícia Beneton

Na última sexta-feira, 26 de agosto, o vencedor do 7º Concurso Universitário de Jornalismo da CNN, Carlos Giannoni, aluno do 8º semestre do curso de Jornalismo do Isca Faculdades apresentou a reportagem vencedora junto com o professor e orientador da matéria jornalística, José Luiz Pinotti. A apresentação iniciou com a coordenadora do curso de Comunicação Social, Audre Alberguini, explicando sobre a importância dos alunos participarem de concursos “a experiência é o foco principal”, ressaltou Audre.
             Os presentes puderam acompanhar os três vídeos reportagens que ficaram na final, tirar dúvidas e aprender como foi a produção da reportagem que venceu o concurso, e as etapas necessárias para que os estudantes, nos próximos anos, possam concorrerem também.
Giannoni foi premiado pela produção da reportagem Pedal Sustentável, pelo Concurso Universitário de Jornalismo CNN que é promovido pela Turner International do Brasil Ltda. e tem como objetivo incentivar o desenvolvimento do talento dos participantes, e premiá-los pelo desempenho na elaboração de matérias televisivas. Carlos Giannoni concorreu com alunos de Jornalismo de todo o País. A escolha do vencedor aconteceu no último dia 17, em São Paulo, em sessão solene com a presença dos três finalistas que concorriam ao prêmio, e de seus professores-orientadores. “É um trabalho surreal, nunca pensei que pudesse chegar aonde cheguei”, afirma Giannoni.
            Giannoni conta que sua maior dificuldade foi selecionar na edição os dois minutos de 1h30 de material bruto. “A edição é o pior momento e a seleção de imagens foi minha maior dificuldade”, concluiu Giannoni. “Acredito que é legal para nós professores, para a instituição esse prêmio, mas o mérito maior realmente é do aluno”, destaca o professor-orientador Pinotti.
            Como premiação, o aluno Carlos Giannoni e o professor-orientador do trabalho, José Luiz Pinotti, ganham um troféu, um diploma de menção honrosa e uma viagem, com as despesas pagas (para ele o orientador), para Atlanta (Estados Unidos), onde conhecerão os estúdio da CNN. Além disso, a reportagem de Carlos Giannoni já está sendo exibida na programação da CNN Internacional e em outras emissoras.
            A conversa e amostra da reportagem se iniciou às 19h15, na sala G-004 e estiveram presentes os alunos dos 2º semestres de Publicidade e Propaganda e Jornalismo e os alunos do 4º semestre de Jornalismo.

Nenhum comentário: