Profissionais que ministraram evento ressaltam que empreendedorismo e fluência de dois idiomas ainda são diferenciais
Letícia Beneton
O curso de Administração do ISCA Faculdades promoveu no último dia 25, no anfiteatro da Instituição, o V Fórum Regional de Comércio Exterior que discutiu temas e apresentou estratégias para o desenvolvimento profissional e empresarial sobre negociações internacionais. De acordo com o coordenador do curso, Reydner Furtado Garbero, os empresários puderam apresentar suas visões e experiências profissionais.
O gerente de logística da empresa CP Kelco Brasil AS, Carlos A. Contiero, foi o primeiro a ministrar no Fórum, e aproveitou para pontuar como o grupo CP Kelco é visto no Brasil e no mundo, explicou sobre a estrutura, o processo produtivo e a logística da empresa. Em seguida, o empresário Felipe Fequer definiu como funciona o centro de distribuição na empresa Mahle. “Por ser uma unidade independente, trabalhamos de uma forma diferente de outras empresas”, ressaltou Fequer sobre o diferencial da Mahle.
Na sequência, a terceira a se apresentar, Márcia Carvalho descreveu a história da empresa Fumagalli, e contou sua experiência nessa trajetória. Márcia reforçou que o sucesso em negociações internacionais somente é possível com estudo em Comércio Exterior , e conhecer outros idiomas (inglês preferencialmente) e apresentar atitudes empreendedoras são características imprescindíveis para os futuros profissionais.
A assistente de comércio exterior dos Correios, Silvia Idalgo Arconchel, encerrou a noite do Fórum sob o tema: “Exporta Fácil”. Segundo Silvia o “Exporta Fácil é um conjunto de serviços dos Correios que oferece facilidades para os que desejam exportar seus produtos de maneira mais simples, sendo a solução para a exportação mais segura”.
Estiveram presentes no evento o professor Celso Francisco Álvares Leite, que ministra a disciplina de Comércio Exterior do Curso de Administração, e o presidente da Alie, Celso Palermo Filho. Leite pontuou a importância das discussões levantas pelos profissionais da área: “Contar com a colaboração dos empresários, que nos transmitem suas experiências em negociações, faz com que o aprendizado dos alunos esteja próximo da realidade organizacional, e aproximar a teoria da prática facilita a absorção de conhecimento e motiva estes alunos ao aperfeiçoamento contínuo".
O evento contou com a participação dos alunos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda que fizeram a cobertura do evento através de vídeo reportagem, fotos e matéria jornalística. Aproximada de 300 pessoas estiveram no evento, que doaram no ato da inscrição um pacote de frauda/adulto (para cada duas inscrições) que serão entregues à entidade assistencial Asilo João Kühl Filho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário