10 de set. de 2009

Relacionamentos virtuais dividem opiniões

por Juan Franscesco Piva

Nos últimos anos, tem crescido de maneira considerável a procura por relacionamentos virtuais, mudando as formas de se relacionar, de se conhecer e de se fazer contato. Discussões sobre o tema deixam a sociedade dividida, quando consideradas suas vantagens e desvantagens.

“Toda forma de entrega ou relação com o outro tem seus riscos. É bom saber que você sempre poderá se surpreender, para o bem ou para o mal. Isso pode ocorrer nos planos da amizade ou do amor”, declara a socióloga e publicitária Adriana Pessatte Azzolino, 46.

A psicóloga Maria Ângela Vargas Bueno, 58, avalia os possíveis motivos de algumas pessoas se relacionarem somente pela internet e não procurarem o encontro na vida real.

“Não querer envolvimento com proximidade física, ser comprometido e não querer se expor, apresentar algum ‘defeito’ real ou imaginário e não querer que o outro descubra, gostar de se relacionar somente no que fantasia do outro e também de si próprio, ter vergonha de expressar seus sentimentos”.



Para a estudante Tamyris A. de Andrade, 18, é diferente. Ela não nega que muitas pessoas têm medo de perder o encanto no primeiro encontro. No entanto, acredita que “o que for para ser será, independente do tempo em que vai acontecer”.
Mesmo porque, muitos dos casais virtuais que conhece já se encontraram ou fazem um grande esforço para que isso aconteça. Porém, “o desejo tem de vir de ambas as partes”, acredita ela.

Adriana diz que esse tipo relacionamento trata-se, de maneira geral, de imaginação e fantasia. “Vive-se em um mundo imaginado, perfeito, de alto desempenho, muito sucesso e (falsamente) seguro, onde você pode seduzir sem se comprometer, viver uma outra identidade e imaginar-se sem defeitos, irresistível”.

O pastor Sérgio Batista de Oliveira, 36, encara de forma positiva as relações via internet, desde que o amor esteja presente e de forma sadia. No entanto, ele ressalta a importância de se esgotar todas as informações referentes ao parceiro antes de marcar o primeiro encontro, para diminuir as possibilidades de decepções.

Ele ainda relata um caso de sucesso em sua família, quando sua prima de São Paulo conheceu um rapaz de Rio Claro (SP). “Em 2008, eles se casaram e hoje vivem muito bem”, afirma.

Segundo a auxiliar de manipulação Amanda Ferreira Moreira, 25, “no mundo virtual você pode demonstrar ser uma pessoa que não é, podendo ser o que quiser e não o que realmente é”. Ela não confia em marcar um encontro depois de conhecer alguém na web, pois lembra dos casos de mortes e abusos sexuais noticiados pela mídia nos últimos anos.

O ajudante de produção Eric Alessandro Gusson, 18, pensa da mesma forma. “Na internet, as pessoas se passam por príncipes ou princesas só para conquistar alguém”. Ângela avalia que a mentira, muitas vezes, é difícil de perceber até pessoalmente.

“As pessoas que gostam, sentem prazer em enganar o outro, seja lá pelo motivo que for, farão isso em qualquer situação e através de qualquer meio”, observa.

Indagada sobre a possibilidade de se encontrar a felicidade nesse tipo de relacionamento, Ângela diz que “há pessoas que dizem que conseguem ser muito felizes em seus namoros virtuais. Outras já preferem a proximidade física e os possíveis atritos que essa proximidade poderá acarretar”.

Ela acredita que depende muito da forma como essas pessoas administram suas emoções e também como lidam com elas. Seja para esconder a timidez ou considerado mais uma forma de aventura amorosa, é verídico que os relacionamentos virtuais vêm ganhando a cada dia mais espaço e adeptos.

Privacidade e Cuidados

A privacidade no mundo virtual também é bastante discutida atualmente. O técnico em informática Paulo Volpato, 24, diz que a segurança no mundo virtual hoje em dia é bem alta, com máxima preocupação com seus usuários, garantindo uma privacidade que lhes oferecem segurança e conforto na hora de utilizar todos os serviços disponibilizados.

“No caso do ‘msn’ ou de qualquer outra plataforma de bate-papo pela internet, a segurança depende muito também de como o usuário se comporta, de como e com quem ele conversa, sendo que, ao contar algo para uma pessoa, vai depender da índole dela contar ou não para outros.

Todo sistema de bate-papo não se responsabiliza pelas conversas de seus usuários no privativo, mas garante o máximo possível de segurança e privacidade”, declara.

Volpato ainda informa os cuidados que as pessoas devem tomar antes de se entregarem a um relacionamento virtual. “Devemos tomar todo cuidado possível com quem não conhecemos, ainda mais quando não temos informações suficientes sobre a pessoa que está do outro lado da tela do computador.

Precisamos manter sempre a calma antes de qualquer coisa e nunca nos deixarmos iludir com promessas e garantias de confianças. Saber o máximo possível sobre a outra pessoa, como: trabalho, estudo, gostos, cidade onde mora, fazendo com que a pessoa se sinta confiante.

Nunca passe número de telefone residencial ou endereço de sua casa e, caso venha marcar um encontro, sempre utilizar lugares movimentados e nunca ir sozinho, sempre deixar alguém sabendo aonde você vai e com quem vai”.

Um comentário:

suzy lopes disse...

SOZINHO porque no passado eu também não acreditava que ia dar certo, mas… funciona mesmo!!! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eu copiei também não acreditava mas para ela também funcionou! AGORA VEREMOS…( Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes)… Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes). Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que Desenterre S.R de onde estiver ou com quem estiver e faça ele ME telefonar ainda hoje, Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que S.R. venha para MIM , afaste todas as pessoas que tem contribuído para o nosso afastamento e que ela S.R não pense mais nas outras… mas somente em MIM. Que ele ME telefone e ME AME. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém…). Publique esta simpatia por três vezes , basta copiar e colar por três vezes em um forum diferente esta simpatia abaixo e logo em 48hs você terá uma linda surpresa, beijos Ainda esta noite de madrugada o TEU amor dará conta de que TE ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas da manhã esteja preparado para o maior choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sorte no amor. Deus vai lhe abençoárá e sua vida não será mais o mesmo.