13 de out. de 2010

Painel de jornalistas formados pela instituição é atração da terceira noite da SeCom


Por Paloma Barbosa

No dia 6 de outubro, no Anfiteatro do ISCA Faculdades, foi realizada a terceira noite da SeCom (Semana de Comunicação), que contou com a presença de ex-alunos ilustres do curso de Jornalismo. Os profissionais participaram de um painel de discussão, no qual relataram suas experiências e manifestaram opiniões relacionadas ao mundo midiático. No encerramento, os convidados responderam às perguntas do público e orientaram os futuros jornalistas presentes.


Os profissionais convidados foram: Carolina Rodrigues, apresentadora da Rádio CBN Campinas, Fabiana Fatoreto, apresentadora e produtora da TV Jornal de Limeira, Juliano Schiavo, assessor de comunicação da Prefeitura Municipal de Piracicaba e Rodrigo de Proença Guidi, editor-assistente de Economia e Cidades do Jornal de Piracicaba.

Inicialmente cada jornalista narrou um pouco sobre sua trajetória no curso de Jornalismo e sobre sua carreira na área. Todos demonstraram emoção de voltar à faculdade e citaram professores e colegas que marcaram suas passagens. Carolina Rodrigues foi a primeira a falar e logo advertiu aos aspirantes: “Ser jornalista é ser uma constante adaptação”.

No debate foi levantada a questão da influência da mídia nas eleições e Fabiana Fatoreto se posicionou: “Com a massificação da informação, o jornalista se limita e acaba realizando o mesmo trabalho de sempre”.


Outro tema abordado foi a ética na profissão. “Ética se aprende em casa. Se você não a aprendeu, não é na faculdade que você vai”, afirma Rodrigo Guidi.

O questionamento sobre a não-obrigatoriedade do diploma de Jornalismo foi inevitável. “O conhecimento teórico é muito importante para uma boa prática”, disse Juliano Schiavo, defendendo a formação acadêmica.

“Achei muito interessante. Gostei muito do posicionamento crítico e claro de Guidi que ressaltou a importância da ética jornalística e da sindicalização”, afirma a professora Valquiria Maria Augusti.

Fotos: Denis Fernando


Um comentário:

Raquel disse...

Matéria muito bem escrita!
A Paloma Barbosa é um orgulho pras classes mulher, jornalista e jovem profissional.