7 de out. de 2010

Debate com publicitários formados pelo Isca marca SeCom


Por Horácio Busolin Júnior

Na última terça-feira, 5, ocorreu o segundo dia de atividades da SeCom 2010, que contou com um painel de debates com ex-alunos do curso de Publicidade e Propaganda do ISCA Faculdades.
A mesa de debates foi formada pelos publicitários Bruno Fávaro, sócio e diretor de criação da Contin Propaganda de Limeira, Marcelo Prada, sócio e diretor da Du Marketing, Luís Fernando Ferraz, diretor de novos negócios da Ápice Brasil, Thalita Benevenuto, coordenadora do departamento de Mídia e Tráfego da Clic Interativa e responsável pelo Portal Vida Universitária, e Cristiane Peixoto Nabarretti, sócia da empresa Sistech Sistemas de Informação. O evento começou por volta das 19h15 e teve o público representado por professores e alunos da faculdade.

O presidente da APP (Associação dos Profissionais da Propaganda de Limeira), Odail Luiz de Camargo Neto, fez uma breve apresentação da associação.

Segundo ele, a APP tem por objetivo integrar e associar as principais agências do mercado regional de Limeira, como Clic Interativa, Ápice, Sistema Jornal, Propaganda Nacional, dentre outras. Ele afirma que a intenção da APP é regularizar a situação dos profissionais da região, assim como fortalecer o mercado regional publicitário, criando um banco de currículos e buscando a parceria com empresas importantes como Nestlé e Caterpillar.

“O mercado regional está crescendo e a APP pretende atingir 16 cidades, tendo como núcleos principais Limeira, Rio Claro e Piracicaba”, comenta Camargo Neto. Segundo ele, quem está saindo da faculdade encontrará um mercado bem promissor na região. O presidente da associação também divulgou o 3° Festival Publicitário Jornal Limeira, campanha que tem por finalidade angariar associados e promover novos talentos.

Painel de debates

O painel de debates foi mediado pelo coordenador dos cursos de Comunicação Social do ISCA, Vitor Kraide Corte Real, e teve a participação do público formado por professores e alunos presentes. Assuntos referentes à Propaganda foram pautados e discutidos pelos membros da mesa, como marketing político, processo de criação, literatura na propaganda, paixão pela área, pós-graduação e os custos da mão-de-obra do profissional de Publicidade.

Os assuntos mais debatidos e polêmicos da noite giraram em torno do pleito do candidato a deputado federal, Tiririca, e o mau uso da internet por parte dos candidatos à presidência. Fávaro comentou que a vitória de Tiririca se deu pela forte imagem que o humorista criou ao longo dos anos. “O candidato Tiririca tem forte identidade política e soube consolidar sua imagem”, dispara.

Quanto à questão das doações de campanhas pela internet, Thalita reforçou que a candidata Marina Silva foi a única que soube usar devidamente as redes sociais e as doações de verbas via Web.

Mas não só de política tratou o painel de debates. O professor Alexandre Bragion, professor de Língua Portuguesa dos cursos de Comunicação Social, levantou a questão da literatura na Publicidade. Bragion perguntou aos palestrantes sobre o papel da leitura no processo criativo. Todos os participantes frisaram que a leitura de clássicos literários é imprescindível na vida do aluno e ressaltaram que a criação publicitária não se vale somente do visual.

“A redação publicitária é super importante e hoje sentimos falta de bons redatores na área”, concluiu Marcelo Prada.

O valor da mão-de-obra do profissional de Propaganda foi pautado pelo professor Jaime Curcio. A sua pergunta refletiu uma boa discussão sobre o preço que o profissional tem de cobrar pelo trabalho. Segundo Camargo Neto, presidente da APP, o publicitário tem que saber formular seu custo em função do tempo trabalhado. Fávaro também ressaltou que o profissional tem que aprender a valorizar a ideia que está vendendo.

Ao término do painel, os alunos e professores que participaram do debate foram convidados a entregar homenagens aos ex-alunos que integraram a mesa. A SeCom 2010 teve sequência nesta quarta, dia 6, com um painel integrado por profissionais formados em Jornalismo pela instituição.

O encerramento da SeCom ocorre nesta quinta, dia 7, com uma homenagem aos professores e coordenadores que marcaram a história dos dez anos dos cursos. Ao final do evento ocorrerá uma festa de confraternização no Bar Maverick, em Limeira.

Foto: Denis Fernando

2 comentários:

Carlos Giannoni disse...

Boaa Horacinho Jor, você não tercerizou nada nesta cobertura né?
Parabéns!

Carlos Giannoni

Aline Rodrigues disse...

Novo blog que analisa e discute a redação publicitária www.discutindoaredacao.wordpress.com