26 de out. de 2010

SeCom 2010

Os alunos do 2º semestre de jornalismo do ISCA Faculdades foram os responsáveis pela cobertura da SeCom 2010 - Semana de Comunicação da Instituição, realizado de 4 a 7 de Outubro.

Eles produziram material para três plataformas: impresso (blog), vídeo e podcast.
As matérias para o impresso já estão disponíveis aqui no "Em Foco na Web", basta procurar nas postagens mais antigas.

Confira agora as videorreportagens.

Abertura SeCom



2º dia SeCom



3º dia SeCom



Encerramento SeCom




Em breve serão disponibilizados no blog os podcast's

25 de out. de 2010

Agência Experimental elabora capa do livro “Vidas - Sonhos & Enigmas"


Por Cíntia Ferreira

A Ae.Com – Agência Experimental de Comunicação do Isca Faculdades – acaba de finalizar a capa do livro "Vidas - Sonhos & Enigmas", do projeto “Sabor de Poetar”. O livro é fruto de um projeto do colégio Acadêmico – COC que, há treze anos consecutivos, envolve seus alunos no mundo da poesia. As capas de 12 edições do projeto foram feitas pela equipe da Agência Experimental.

A obra tem como tema a biodiversidade. O lançamento e a cerimônia de premiação do 13º Sabor de Poetar acontecerão dia 17 de novembro, às 18 horas, no Anfiteatro G-001 da instituição.

A Ae.Com é formada por alunos de Jornalismo e Publicidade sob a orientação dos professores do Isca Faculdades.


O projeto

O responsável pelo projeto “Sabor de Poetar” é o professor Waldemar Massone. Os objetivos deste trabalho são fazer com que os alunos se envolvam com o tema proposto pela Unesco e desenvolver suas aptidões literárias no aspecto poético.

O tema é apresentado aos alunos do Acadêmico – COC e os professores os orientam quanto aos aspectos a serem abordados pertinentes ao tema central.

Após a entrega das poesias, os professores selecionam a melhor poesia. Numa segunda etapa, coordenador e professores selecionam as melhores que irão compor o livro.

Na Educação Infantil, os pequenos participam com desenhos.

Os alunos classificados recebem medalhas referentes aos primeiro, segundo e terceiro colocados. Os demais recebem uma cópia do livro. Todos são homenageados numa sessão solene.

Participam do projeto e também são homenageados, os integrantes da Ainda (Associação Integrada de Deficientes e Amigos) sob coordenação da professora Cleonice Teresinha Mercuri Quitério. As poesias de todos os integrantes da Ainda são publicadas no livro, levando à valorização de seus sentimentos.

21 de out. de 2010

Isca recebe juiz eleitoral

Por Cintia Ferreira

O juiz eleitoral Luiz Augusto Barrichello Neto estará no Isca Faculdades na próxima quarta-feira, dia 27, para esclarecer dúvidas dos alunos sobre as eleições 2010.


Os interessados em participar do painel devem enviar e-mail para aexperimental@gmail.com ou entrar em contato com a Ae.Com pelo telefone 3404-8761.

O painel tem iniciativa do Isca Faculdades, alunos e professores dos cursos de Comunicação Social e da equipe do programa Linkados.

18 de out. de 2010

Linkados na Web está em fase de edição


Por Cintia Ferreira



O primeiro programa do Linkados na Web, produzido pelos alunos do segundo semestre de Comunicação Social do Isca Faculdades, está em fase de edição.
O programa de estréia será sobre a SeCom 2010 (Semana da Comunicação), da faculdade.

Na SeCom foi lançado o teaser do Linkados, breve amostra do que o internauta vai encontrar nos episódios do programas.

Com linguagem voltada para o público de Internet e design jovem, o programa Linkados já agita no Twitter:
http://twitter.com/#!/linkadosnaweb

Os programas serão postados uma vez por mês no site:
http://www.programalinkados.com.br/ onde também pode se encontrar informações e fotos sobre a produção.

14 de out. de 2010

Homenagens marcaram encerramento da SeCom 2010


por Mylena Arruda

O encerramento da Semana de Comunicação do Isca Faculdades (SECOM), dia 7, foi marcado pela emoção. A noite foi dedicada a homenagens aos professores e coordenadores que fizeram a história dos dez anos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Estiveram presentes os professores e ex-coordenadores Adriana Pessatte Azzolino, Rogério Bazi, Milena de Castro, Antonio Peres, Rosemary Barz Mendes e Jaime Curcio.
Na abertura da sessão houve a veiculação de um vídeo, produzido especialmente para a ocasião, sobre as principais realizações dos cursos de Comunicação Social, seus professores, coordenadores e alunos.




O evento contou com a presença de alunos e professores dos cursos de Comunicação Social. “É um momento histórico, o retrato de dez anos dos cursos”, afirma o coordenador, Victor Corte Real.

Para a professora Adriana Pessati, idealizadora e primeira coordenadora dos cursos, o projeto dos cursos de Comunicação do Isca estava à frente de seu tempo e continua inovador, dez anos depois. “Os cursos têm uma matriz atualizada e oferecem segurança para o futuro profissional”.

As homenagens tiveram prosseguimento com agradecimentos e elogios dos alunos presentes aos ex-coordenadores, professores, funcionários, técnicos e também aos próprios colegas de turma.

“Oxigênio para o mercado é a definição. O curso de Jornalismo do Isca ajudou muito a desenvolver o mercado de trabalho da Comunicação e do Jornalismo em Limeira e na região ”, afirma Milena de Castro.

A noite terminou com uma festa de comemoração no Maverick Music Bar, em Limeira.

Fotos: Luana Rafaela Ribeiro

13 de out. de 2010

Painel de jornalistas formados pela instituição é atração da terceira noite da SeCom


Por Paloma Barbosa

No dia 6 de outubro, no Anfiteatro do ISCA Faculdades, foi realizada a terceira noite da SeCom (Semana de Comunicação), que contou com a presença de ex-alunos ilustres do curso de Jornalismo. Os profissionais participaram de um painel de discussão, no qual relataram suas experiências e manifestaram opiniões relacionadas ao mundo midiático. No encerramento, os convidados responderam às perguntas do público e orientaram os futuros jornalistas presentes.


Os profissionais convidados foram: Carolina Rodrigues, apresentadora da Rádio CBN Campinas, Fabiana Fatoreto, apresentadora e produtora da TV Jornal de Limeira, Juliano Schiavo, assessor de comunicação da Prefeitura Municipal de Piracicaba e Rodrigo de Proença Guidi, editor-assistente de Economia e Cidades do Jornal de Piracicaba.

Inicialmente cada jornalista narrou um pouco sobre sua trajetória no curso de Jornalismo e sobre sua carreira na área. Todos demonstraram emoção de voltar à faculdade e citaram professores e colegas que marcaram suas passagens. Carolina Rodrigues foi a primeira a falar e logo advertiu aos aspirantes: “Ser jornalista é ser uma constante adaptação”.

No debate foi levantada a questão da influência da mídia nas eleições e Fabiana Fatoreto se posicionou: “Com a massificação da informação, o jornalista se limita e acaba realizando o mesmo trabalho de sempre”.


Outro tema abordado foi a ética na profissão. “Ética se aprende em casa. Se você não a aprendeu, não é na faculdade que você vai”, afirma Rodrigo Guidi.

O questionamento sobre a não-obrigatoriedade do diploma de Jornalismo foi inevitável. “O conhecimento teórico é muito importante para uma boa prática”, disse Juliano Schiavo, defendendo a formação acadêmica.

“Achei muito interessante. Gostei muito do posicionamento crítico e claro de Guidi que ressaltou a importância da ética jornalística e da sindicalização”, afirma a professora Valquiria Maria Augusti.

Fotos: Denis Fernando


Isca doa mais de cem pacotes de fraldas para entidade beneficente



Iniciativa foi da Semana de Comunicação (SeCom) 2010
Fotos: Renato Fabregat

Por Cintia Ferreira e Camila Piancentin

A Semana da Comunicação realizada pelo Isca Faculdades deste ano teve como temática a comemoração dos dez anos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e a proposta de ajudar a Casa da Sopa, instituição que cuida de famílias carentes da cidade de Limeira.

Os alunos que participaram do primeiro dia do evento fizeram doações de fraldas infantis e geriátricas para a entidade filantrópica. O Isca Faculdades também colaborou com a doação de fraldas. No total, foram arrecadados mais de cem pacotes de fraldas.

A iniciativa partiu do jornalista e apresentador da Rede Record, Geraldo Luís que, junto com o repórter Afonso Mônaco, realizou a palestra de abertura da SeCom. A Casa da Sopa foi fundada pelo próprio Geraldo Luís há quatro anos e atende mais de 300 crianças e 412 famílias com refeições diárias, consultas médicas e doação de materiais de primeira necessidade.

“Quando eu fundei a instituição, foi com o objetivo de ajudar as pessoas. Como um dia minha mãe e eu fomos ajudados, hoje eu posso ajudar e sinto isso como uma obrigação espiritual”, diz o apresentador e fundador da Instituição.

Para que os alunos pudessem colaborar com mais comodidade, a loja Vila das Fraldas instalou um estande dentro da faculdade ao lado do anfiteatro onde aconteceu o evento. Nataly Ramos, funcionária da loja, diz que é uma tradição para a Vila das Fraldas participar de eventos sociais que buscam ajudar ao próximo.

“Na SeCom, em que as doações serão revertidas para a Casa da Sopa, nós fazemos preço de custo, com o intuito de chamar a atenção das pessoas para que elas façam doações”, diz a vendedora.

O trabalho social, segundo o apresentador Geraldo Luís, deve ser feito por todos e não apenas pelos órgãos competentes. “Nós temos que nos ajudar. Isso acaba se tornando uma corrente do bem, fazendo das pessoas multiplicadoras dessas ações em prol dos que necessitam”, diz ele.

7 de out. de 2010

Debate com publicitários formados pelo Isca marca SeCom


Por Horácio Busolin Júnior

Na última terça-feira, 5, ocorreu o segundo dia de atividades da SeCom 2010, que contou com um painel de debates com ex-alunos do curso de Publicidade e Propaganda do ISCA Faculdades.
A mesa de debates foi formada pelos publicitários Bruno Fávaro, sócio e diretor de criação da Contin Propaganda de Limeira, Marcelo Prada, sócio e diretor da Du Marketing, Luís Fernando Ferraz, diretor de novos negócios da Ápice Brasil, Thalita Benevenuto, coordenadora do departamento de Mídia e Tráfego da Clic Interativa e responsável pelo Portal Vida Universitária, e Cristiane Peixoto Nabarretti, sócia da empresa Sistech Sistemas de Informação. O evento começou por volta das 19h15 e teve o público representado por professores e alunos da faculdade.

O presidente da APP (Associação dos Profissionais da Propaganda de Limeira), Odail Luiz de Camargo Neto, fez uma breve apresentação da associação.

Segundo ele, a APP tem por objetivo integrar e associar as principais agências do mercado regional de Limeira, como Clic Interativa, Ápice, Sistema Jornal, Propaganda Nacional, dentre outras. Ele afirma que a intenção da APP é regularizar a situação dos profissionais da região, assim como fortalecer o mercado regional publicitário, criando um banco de currículos e buscando a parceria com empresas importantes como Nestlé e Caterpillar.

“O mercado regional está crescendo e a APP pretende atingir 16 cidades, tendo como núcleos principais Limeira, Rio Claro e Piracicaba”, comenta Camargo Neto. Segundo ele, quem está saindo da faculdade encontrará um mercado bem promissor na região. O presidente da associação também divulgou o 3° Festival Publicitário Jornal Limeira, campanha que tem por finalidade angariar associados e promover novos talentos.

Painel de debates

O painel de debates foi mediado pelo coordenador dos cursos de Comunicação Social do ISCA, Vitor Kraide Corte Real, e teve a participação do público formado por professores e alunos presentes. Assuntos referentes à Propaganda foram pautados e discutidos pelos membros da mesa, como marketing político, processo de criação, literatura na propaganda, paixão pela área, pós-graduação e os custos da mão-de-obra do profissional de Publicidade.

Os assuntos mais debatidos e polêmicos da noite giraram em torno do pleito do candidato a deputado federal, Tiririca, e o mau uso da internet por parte dos candidatos à presidência. Fávaro comentou que a vitória de Tiririca se deu pela forte imagem que o humorista criou ao longo dos anos. “O candidato Tiririca tem forte identidade política e soube consolidar sua imagem”, dispara.

Quanto à questão das doações de campanhas pela internet, Thalita reforçou que a candidata Marina Silva foi a única que soube usar devidamente as redes sociais e as doações de verbas via Web.

Mas não só de política tratou o painel de debates. O professor Alexandre Bragion, professor de Língua Portuguesa dos cursos de Comunicação Social, levantou a questão da literatura na Publicidade. Bragion perguntou aos palestrantes sobre o papel da leitura no processo criativo. Todos os participantes frisaram que a leitura de clássicos literários é imprescindível na vida do aluno e ressaltaram que a criação publicitária não se vale somente do visual.

“A redação publicitária é super importante e hoje sentimos falta de bons redatores na área”, concluiu Marcelo Prada.

O valor da mão-de-obra do profissional de Propaganda foi pautado pelo professor Jaime Curcio. A sua pergunta refletiu uma boa discussão sobre o preço que o profissional tem de cobrar pelo trabalho. Segundo Camargo Neto, presidente da APP, o publicitário tem que saber formular seu custo em função do tempo trabalhado. Fávaro também ressaltou que o profissional tem que aprender a valorizar a ideia que está vendendo.

Ao término do painel, os alunos e professores que participaram do debate foram convidados a entregar homenagens aos ex-alunos que integraram a mesa. A SeCom 2010 teve sequência nesta quarta, dia 6, com um painel integrado por profissionais formados em Jornalismo pela instituição.

O encerramento da SeCom ocorre nesta quinta, dia 7, com uma homenagem aos professores e coordenadores que marcaram a história dos dez anos dos cursos. Ao final do evento ocorrerá uma festa de confraternização no Bar Maverick, em Limeira.

Foto: Denis Fernando

6 de out. de 2010

Abertura da SeCom tem palestra de Geraldo Luis e Afonso Mônaco da Rede Record


por Camila Piacentin

Na primeira noite da SeCom (Semana de Comunicação) do Isca Faculdades, (4/10), houve a palestra com os jornalistas da Rede Record, Geraldo Luis e Afonso Mônaco. Com o tema “Balança Isca”, os profissionais abordaram o jornalismo da atualidade, dando dicas para os futuros jornalistas e também contando sobre suas carreiras. Ao final da apresentação, eles responderam perguntas elaboradas pelo público e também sortearam cinco pessoas para conhecerem a Rede Record em São Paulo.
Estiveram presentes no evento professores, alunos de todos os semestres do curso de Jornalismo e o coordenador dos cursos, Victor Kraide Corte Real, que ressaltou a importância do evento. “Essa SeCom se tornou especial pelo fato de estar celebrando os dez anos dos cursos de Comunicação do Isca. Então, dessa vez, decidimos fazer algo diferente das outras edições, as quais eram mais focadas em workshops e palestras”.
O jornalista Afonso Mônaco trabalha na área há 38 anos e também considera que esses eventos são importantes para a formação e experiência dos alunos. “O aluno que vai se tornar um jornalista deve participar de vários eventos, quanto mais ele participar, maior conhecimento ele terá da profissão que escolheu”.
Mônaco também falou sobre o mercado de trabalho para jornalistas. “O mercado existe para os bons profissionais, portanto, é preciso dedicação e vontade, além de gostar do que faz. O jornalista tem que manter um compromisso com a verdade, porque se ele se vender, se ele não transmitir confiabilidade, não terá futuro nesse nicho de mercado que é muito concorrido”.

O evento foi transmitido diretamente via twitcam. Geraldo Luís avaliou o uso das mídias digitais no jornalismo. “A grande modernização do acesso à informação se deu pela internet, que hoje se tornou referência. Essa relação entre público e acessibilidade de informação é o que existe de mais forte no momento, portanto, é necessário que os comunicadores se insiram nas novas tendências”.

“Somente a televisão hoje não basta, porque ninguém tem mais tempo de ficar duas horas na frente da TV, assistindo a um programa ou lendo um jornal impresso, mas, com certeza, conseguimos ficar até mais que duas horas na frente do computador. A informação adquiriu uma velocidade que não permite mais que as pessoas fiquem se atendo a coisas demoradas”, diz Geraldo Luís.

Após a palestra, Geraldo Luís comentou sobre a SeCom. “A partir do momento em que você reúne um grupo de amigos, uma ideia já surge. Agora imagine se reunir com futuros jornalistas, que são cabeças pensantes que vão editar manchetes e decidir aquilo que o Brasil precisa ler. Então, estar na SeCom, para mim, é muito importante e eu notei uma coisa bacana nesta apresentação, com esses futuros jornalistas: o interesse em aprender. Mesmo quando eles estiverem em um grande jornal ou em uma grande emissora, eles sempre estarão aprendendo”, afirma o apresentador.
O encerramento aconteceu com o sorteio de cinco alunos que terão a oportunidade de conhecer a sede da Rede Record, na capital paulista.

A SeCom continua nos próximos dias, com painéis de debates com profissionais de Comunicação formados pelo Isca, na terça e quarta-feiras. Na quinta-feira haverá uma homenagem aos professores e coordenadores que marcaram a história dos cursos, além do plantio da árvore e comemoração no Bar Maverick, em Limeira.

Fotos: Denis Fernando

1 de out. de 2010

Geraldo Luís confirma presença na SeCom 2010

Apresentador convida Afonso Mônaco, repórter do Domingo Espetacular, para participar do evento



Por Carlos Giannoni

O apresentador é presença mais do que garantida na abertura da Semana de Comunicação do Isca Faculdades. A Agência de Comunicação esteve ontem (30/9) na Rede Record de Televisão em São Paulo e falou com Geraldo Luís.

O jornalista disse estar ansioso com o evento no Isca, na próxima segunda-feira (4/10). Ele reforçou o pedido para que as pessoas doem pacotes de fraldas, que serão destinadas à Casa da Sopa, instituição fundada por ele.A princípio, Geraldo faria sua palestra com a participação do jornalista Ogg Ibrahim.

Mas, devido aos conflitos políticos no Equador, Ibrahim fará a cobertura do caso, como enviado especial da TV Record àquele país.Mas, para substituí-lo, Geraldo Luís convidou outro jornalista de peso para acompanhá-lo na abertura da SeCom 2010. Trata-se de Afonso Mônaco, repórter do programa Domingo Espetacular.

Na abertura da SeCom, Geraldo Luís sorteará duas pessoas para conhecerem os estúdios da TV Record em São Paulo.

Semana Estado de Jornalismo está com as inscrições abertas

Inscrições começam hoje e vão até 21 de outubro
Os alunos do curso de Jornalismo do Isca, prioritariamente dos 3º e 4º anos, que quiserem participar da Semana Estado de Jornalismo e 5º Prêmio Santander Jovem Jornalista devem fazer a inscrição pelo site
http://www.santander.com.br/premiojovemjornalista até o dia 21 de outubro.

A partir deste ano, não haverá reserva de vagas por faculdade. Por isso, os que estiverem interessados devem fazer a inscrição o quanto antes, visto que há limitação pela capacidade do auditório.

A Semana Estado acontece de 26 a 29 de outubro, no auditório do Estadão, em São Paulo. Além de palestras com jornalistas renomados, os alunos recebem a pauta de uma reportagem. As reportagens serão avaliadas e o estudante classificado terá sua matéria publicada no jornal “O Estado de S. Paulo” e receberá um notebook.

Depois da realização da última Semana Estado de Jornalismo deste ano, será escolhido, entre os classificicados, o vencedor do Prêmio Santander Jovem Jornalista, que ganhará um curso de extensão universitária na Universidade de Navarra, na Espanha.