4 de dez de 2009

Respeitável Público, o Circo chegou!

por Fernanda Dias, Liandra Santarosa e Néliane Simioni

A arte circense sempre foi usada para expressar a cultura e costumes dos povos. Ela surgiu em meados dos anos 70 a.C e desde então se espalhou por todo o mundo, permanecendo até os dias de hoje.

Com a missão de arrancar sorrisos, conquistar o público e despertar a magia de sonhar, milhares de pessoas, sem exceção de idade, acompanham os festivais de circos. Em Limeira, acontece todo ano inúmeras apresentações.

Adalberto Pedro Mansur, secretário da Cultura de Limeira, conta que em março deste ano, Limeira foi sede do Festival Paulista de Circo, “o município foi escolhido como cenário por ter um dos principais pontos de referência de circo no Brasil. Os objetivos alcançados são muitos desta forma conseguimos facilitar o contato da sociedade com o meio cultural e incentivá-los a frequentar cada vez mais os circos”.

Mansur explica que a Prefeitura de Limeira gostou tanto da ideia que não hesitou em procurar recursos para facilitar que o Festival de Circo fosse realizado na cidade. “O esforço valeu tanto a pena que Limeira sediará novamente o Festival em 2010”.

Silvio Félix, prefeito de Limeira não escondeu sua satisfação com a realização do evento. “O circo representa diversão de qualidade para todas as idades. É impossível não querer que a cidade seja sede do evento, até porque temos a intenção de vincular o projeto com a área da educação”, explica o prefeito.

Em março de 2009, o encontro reuniu 380 artistas em 95 atrações para idosos, adultos, jovens e crianças, e cerca de 30 mil visitantes, prestigiaram o evento. Isso mostra como é alta a aceitação da população e só fortalece o circo e suas atrações em geral, relata Mansur.

Cada apresentação é bem diversificada! Na ocasião é possível encontrar circos tradicionais, contemporâneos, teatrais, grupos e artistas independentes, todos dispostos a encantar e emocionar o público presente!

Confira abaixo ensaio com alunos da escola Aldeia:

Nenhum comentário: