A Comunicação e os Desafios das Mídias Digitais
Por Audre Alberguini
As mídias digitais têm mudado a rotina de profissionais de Comunicação e o mercado de trabalho de jornalistas e publicitários. A Internet abriu novas portas para esses profissionais, fazendo com que essas atividades ganhem novos horizontes, mas, por outro lado, exige novas competências profissionais.
No âmbito da Publicidade e Propaganda surgem novas ferramentas tecnológicas, múltiplas demandas do consumidor – mais atento, exigente e com acesso a inúmeras fontes de informação – além de infinitas possibilidades e canais de veiculação no ambiente digital.
No Jornalismo, a informação produzida é circulada com enorme rapidez, quase instantaneamente. A relação dos veículos jornalísticos com o público foi totalmente alterada por essas novas mídias. O público, antes passivo, agora atua decisivamente na produção de conteúdos, nos comentários e na confecção das matérias, como por exemplo, no envio de material para portais e sites noticiosos.
Nesse cenário competitivo e desafiador, as empresas publicitárias e jornalísticas têm buscado inovações e exigido novas posturas de seus profissionais. Os desafios que as mídias digitais ocasionam no fazer jornalístico e no fazer publicitário e as mudanças no mercado de trabalho são os temas centrais das discussões da Semana de Comunicação 2011 do Isca Faculdades.
Confira a programação SECOM 2011
Dia 24/10
18h30-19h15 - Oficina “Manipulação Digital de Imagens”, com o estudante de Publicidade, Ricardo de Moraes
19h -19h15 - Apresentação cultural: Grupo de Dança
19h -19h15 - Abertura da Semana e Comunicação 2011 e Entrega do “I Prêmio USTL de Jornalismo”
20h30 - Mesa-redonda “Comunicação, Arte e Novas Mídias” com Felipe Mattos, da Agência Vetor Zero, de São Paulo, e com ilustrador Marcelo Maiolo, de Piracicaba. Mediação: profº Renato Fabregat.
Dia 25/10
18h30-19h15 - Oficina “Comunicação e Expressão”, com o jornalista Paulo Alexandre Gomes
19h -19h15 - Apresentação cultural: Banda de Comunicação dos alunos do Isca
19h15 - Mesa-redonda: O Jornalismo e as Novas Mídias, com Marco Massiarelli, diretor de Jornalismo da CBN Campinas; Adalberto Mansur, secretário de Comunicação da Prefeitura de Limeira; Sérgio Moreira, diretor de jornalismo da TV Mix de Limeira.
Dia 26/10
18h30-19h15 - Oficina “Encantando e Contando”, de Contação de História, com a profª Ingrid Gomes
19h -19h15 - Apresentação cultural: Grupo de Teatro
19h15 - Mesa-redonda “Publicidade, novos públicos e mercados”, com Pedro Gravena, da Agência DM9, de São Paulo, Leonardo Rossi e Maurício Santana, ambos da Agência Iguale, de São Paulo. Mediação: profº Renato Frigo
Dia 27/10
18h30-19h15 - Oficina “Comunicação em Moda”, com a jornalista Tamires Gonçalves Dias
19h - 19h15 - Apresentação cultural: DJ Ney
19h15 - Palestra “Assessoria de Imprensa e as Novas Mídias”, Grasiela Caldeira, da G Carvalho Sociedade de Advogados, Office 3 Comunicação, São Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário