31 de out. de 2011

Jornalismo na era digital foi abordado na SECOM


Isis Renata, Janaina Ferreira, Paloma Barbosa e Vanessa Martins

A segunda noite da Semana da Comunicação (SECOM 2011) do Isca Faculdades foi marcada por uma mesa-redonda composta pelo secretário de comunicações do município de Limeira, Adalberto Pedro Mansur; pelo diretor de Jornalismo da CBN Campinas, Marco Massiarelli e pelo diretor de Jornalismo da TV Mix Regional, Sérgio Moreira.

 Mesa-redonda com profissionais no segundo dia da Secom 2011
foto: Teles Cristiano

O debate iniciou com a exposição de cada convidado sobre as formas com que as novas tecnologias são desempenhadas em seus meios de trabalho. A tecnologia facilitou o acesso e a transmissão de informações e dados, adaptando, assim, o Jornalismo à era digital. Portanto, é imprescindível que o jornalista seja multifuncional e saiba adequar cada texto a uma determinada mídia. 

Cada profissional comentou sua relação com a tecnologia. Mansur deu um panorama de como as mídias sociais são desenvolvidas no serviço público. Massiarelli relatou a dificuldade da digitalização das rádios. Sérgio Moreira defendeu a importância das mídias digitais, mas também ressaltou o valor dos princípios jornalísticos.
           
Adalberto Pedro Mansur

Atual secretário de Comunicações de Limeira é formado em Jornalismo pela PUC-Campinas e especialista em Comunicação Pública e Responsabilidade Social pela Metrocamp. Além disso, é o criador do blog Comunicação & Negócios. “Há uma deficiência no mercado na área de assessoria de imprensa, principalmente com foco em mídias sociais”, comenta Mansur. Ele tratou da queda do percentual de confiança do povo nos meios de comunicação, que em 2009 era 71% e hoje corresponde a 65%.

Marco Massiarelli

Formado em Jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Trabalhou em importantes veículos de comunicação, especialmente em emissoras de rádio e televisão, como a Rede Família, TV Brasil (afiliada do SBT) e EPTV Campinas (afiliada na Rede Globo). E há seis meses é diretor de jornalismo da CBN Campinas.  De acordo Massiarelli, a rádio AM tem que se adaptar à era digital: “O rádio AM também precisa passar por um processo de digitalização. Pois, nos últimos anos, perdeu muito por não ter feito isso”.

Sérgio Moreira

Diretor de Jornalismo da TV Mix Regional, é formado pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Iniciou sua carreira no rádio e teve uma passagem de seis anos pela Transamérica, do Rio de Janeiro. Essa inovação com relação à tecnologia, como Facebook e Twitter, são ferramentas importantes. Mas aquela regrinha antiga de checagem, de ouvir os dois lados não pode deixar de ser feito nunca”, reforça Moreira.

Nenhum comentário: