10 de set. de 2010

Alunos de Jornalismo retomam projeto do programa Qual é

por Horácio Busolin Júnior – Aluno 2º do Semestre de Jornalismo

Os alunos do 2° semestre de Comunicação Social - Jornalismo retomaram as atividades do programa Qual é, que era exibido, até o semestre passado, pela Vivax e pelo portal Qual é.


O novo programa será veiculado na internet, com previsão de uma edição por mês. A proposta é contar com dois apresentadores para o estúdio e dois repórteres para as matérias externas. A intenção é dar uma nova identidade ao programa, com mudanças no nome, nos quadros e no formato.

O projeto terá supervisão e orientação da comissão técnica, formada pelos professores Victor Corte Real, Renato Fabregat e Jaime Curcio, com o apoio dos estagiários de Jornalismo da Agência Experimental, Cíntia Ferreira e Carlos Giannoni.

A equipe de produção do programa é formada pelos alunos Teles Cristiano, Denis Fernando, João Vitor Fedato, Horácio Busolin Júnior, Mylena Domingues, Camila Piacentin, Sara Pizol, Rafaela Silva, Fernando Carvalho, Paloma Barbosa e Mateus Fonseca.

Como forma de estimular a retomada do novo programa, a equipe propôs uma enquete no blog Em Foco na Web para a escolha do nome.

Seleção

A seleção da equipe do programa acontece em duas etapas. No dia 1º de setembro foram realizados os primeiros testes para seleção dos apresentadores, no Laboratório de Rádio e TV da Faculdade.

Os testes ocorreram das 18h30 às 21h30 e tiveram a avaliação das equipes técnica e de produção, juntamente com os estagiários da Agência Experimental. Os alunos Wagner Batista Gonçalves, Erica Ortega, Raíza Tronquin e Luana Rafaela foram pré-selecionados.

O começo dos testes foi marcado por certo nervosismo e ansiedade por parte dos candidatos, que apresentaram um texto escrito. O técnico responsável pelo estúdio de TV, Diego Eduardo, comentou que é muito raro um candidato se sair bem logo de primeira.

O aluno Wagner Batista Gonçalves, que cursa o primeiro ano de Jornalismo, disse ter se intimidado com a presença dos avaliadores e alunos presentes, porém, na terceira tentativa se sentiu mais seguro.

Já a aluna Erica Ortega admitiu que não sofreu dificuldades com os testes, pois já tem experiência como apresentadora. “Cheguei a apresentar alguns programas na TV de Leme e estou empolgada com essa nova experiência”, completou Érica.

Os candidatos a repórteres de externa entregaram um DVD com uma matéria de um minuto. Foram pré-selecionados dois alunos: Tiago Csehak e Murillo Veschi.

Na segunda etapa, que aconteceu dia 8 de setembro, os seis pré-selecionados gravaram um boletim na faculdade. A divulgação dos selecionados será sexta-feira, 10 de setembro.

Fotos: (Divulgação/Denis Fernando)

Nenhum comentário: