24 de fev. de 2011

Aberto concurso para criação do logotipo da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp


Divulgação


A Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp, através de sua diretoria, promove um concurso direcionado a toda a comunidade interna e externa para a criação de um logotipo que irá identificar a Faculdade em todos os seus documentos oficiais, nos meios eletrônicos e também em sua sinalização visual interna.

A FCA iniciou suas atividades em 2009 oferecendo cursos nas áreas de engenharia, saúde e gestão. Os cursos se apoiam em uma unidade metodológica que pressupõe a interdisciplinaridade porque compreende que a interação com o mundo real não se dá apenas por meio do entendimento e aplicação de conceitos derivados de áreas puras de conhecimento. Objetiva-se nesta proposta pedagógica que cada aluno possa, dentro de sua especificidade profissional, analisar a realidade com elementos sólidos e construídos coletivamente e compreender de forma ampla e crítica as situações do mundo contemporâneo.

O logotipo deverá identificar as mensagens visuais FCA de forma imediata, unívoca e marcante; projetar a personalidade acadêmica da FCA; e unificar e integrar as mensagens visuais da FCA, consolidando sua identidade visual. Portanto, o logotipo deverá ser a forma gráfica única, exclusiva e padronizada para se veicular o sinal básico da identificação da Faculdade de Ciências Aplicadas.

Para participarem deste concurso, os interessados deverão providenciar documentação relacionada no documento “Concurso para criação do Logotipo da Faculdade de Ciências Aplicadas”, anexo, e apresentarem suas propostas à FCA, pessoalmente ou por correio. O prazo para a submissão de propostas de logotipo vai até o dia 15 de março deste ano de 2011.


Informações:


Objetivo
O objetivo do concurso é a criação de um logotipo para a Faculdade de Ciências Aplicadas – FCA/UNICAMP, o qual poderá representar a Faculdade em todos os seus documentos oficiais (ofícios, cartazes, cartões, adesivos, pastas, publicações, selos e similares), meios eletrônicos e sinalização visual interna.

Participantes
Podem participar do concurso a comunidade universitária e demais interessados, com exceção dos membros das Comissões Organizadora e Julgadora.

Inscrições
As inscrições estarão abertas de 28/02 a 15/03/2011, considerando-se a data da postagem no caso de envio pelo Correio. Poderão ser feitas pessoalmente, na Diretoria da Faculdade de Ciências Aplicadas – FCA/UNICAMP, ou encaminhadas por carta ao endereço Faculdade: Rua Pedro Zaccaria, 1300, Jardim Santa Luiza, Limeira – SP, CEP 13484-350.

Documentação
No ato de inscrição (tanto pessoalmente como via Correio) o candidato deverá entregar:
a) Carta solicitando inscrição no concurso, onde devem constar os dados pessoais do candidato (nome e endereços residencial e comercial completos, telefone, celular, fax e endereço eletrônico) e seu pseudônimo, que servirá para identificação do logotipo durante a fase de julgamento.
b) Uma versão da proposta de logotipo, em envelope lacrado, contendo uma breve descrição do histórico do trabalho de criação.
c) Declaração da cessão dos direitos autorais à Faculdade de Ciências Aplicadas da UNICAMP, autorizando a livre utilização do logotipo proposto.
d) Caso o candidato apresente mais de uma proposta, cada uma receberá um pseudônimo diferente, devendo ser apresentada a documentação completa para cada uma delas.

Forma de apresentação da proposta
A proposta de logotipo deverá ser apresentada em papel tamanho A4, ocupando cerca de 50% da folha, em duas versões: uma apenas em preto e branco e a outra com cores da preferência do autor.
No verso de cada desenho deverá ser indicado o pseudônimo do autor do logotipo, escrito com letra de forma em caixa alta.
Os desenhos, assim como os pseudônimos, não poderão conter informações que permitam a identificação do nome do autor, sob pena de desclassificação do mesmo.

Julgamento
a) Encerradas as inscrições, os envelopes serão abertos pela Comissão Organizadora até o dia 20/03/2011 para verificação da documentação apresentada para inscrição, sendo desclassificadas as propostas que não apresentaram conformidade com estas normas.
b) As cartas de inscrição, contendo a identificação do autor e seu pseudônimo, ficarão de posse da Comissão Organizadora do Concurso, que providenciará o encaminhamento das propostas para análise da Comissão Julgadora.
c) A Comissão Julgadora será designada pela Diretoria da FCA e deverá ser composta por membros da comunidade universitária, sendo 1 representante de cada um dos segmentos da Faculdade de Ciências Aplicadas (docente, discente e servidor técnico-administrativo); 1 representante do Instituto de Artes, 1 representante da Rádio e TV UNICAMP, 1 representante da ASCOM e 2 representantes do GT-FCA.
d) A Comissão Julgadora classificará as melhores propostas até o limite de cinco, até o dia 15/04/2011.
e) As propostas classificadas pela Comissão Julgadora serão disponibilizadas para votação da comunidade da FCA na sua homepage, no período de 20/04/2011 a 30/04/2011.
f) Somente será possível o registro de um voto por pessoa, que será viabilizado através da indicação do número de matrícula ou RA junto à Universidade.
g) O resultado apontado pela Comissão Julgadora, em ordem de classificação, bem como o resultado obtido na votação pela comunidade, serão submetidos à apreciação do GT-FCA, que deliberará pelo vencedor do concurso, cujo logotipo apresentado será oficialmente utilizado pela Faculdade.

Divulgação dos resultados
A divulgação do resultado do concurso, bem como da proposta vencedora, será realizada até 31/05/2011, mediante e-mails e disponibilização na homepage da FCA (http://www.fca.unicamp.br).

O prêmio
Ao candidato vencedor caberá a atribuição de prêmio, a ser definido e divulgado oportunamente, que será entregue na reunião do GT-FCA em sessão aberta à comunidade interna da FCA, em data a ser definida e divulgada oportunamente.

Considerações finais
A inscrição implica em prévia e integral concordância, por parte do candidato, com as normas do concurso.
Os documentos relativos às propostas ficarão à disposição dos proponentes para retirada por até sessenta dias após a divulgação do resultado pela Faculdade de Ciências Aplicadas, período após o qual serão descartados.
A Faculdade de Ciências Aplicadas da UNICAMP se reserva ao direito de proceder às adequações técnicas necessárias para viabilização da utilização do logotipo aprovado.
É assegurado à FCA/UNICAMP o direito de revogar este concurso por razões de interesse público ou de anulá-lo, em todo ou em parte, por vício de ilegalidade, bem como prorrogar os prazos previstos nestas Normas.


Resumo do cronograma
Inscrições: 28/02/2011 a 15/03/2011
Verificação da documentação apresentada: até 20/03/2011
Julgamento das propostas: até 15/04/2011
Votação das propostas classificadas pela comunidade: 20/04/2011 a 30/04/2011
Escolha do logotipo pelo GT-FCA: até 15/05/2011
Divulgação do resultado e da proposta vencedora: até 31/05/2011
Entrega do prêmio: 15/06/2011

Nenhum comentário: