4 de set. de 2012

Colorista da DC Comics ministra Workshop de pintura digital no Isca Faculdades


Letícia Benetton

O Instituto Superior de Ciências Aplicadas – Isca Faculdades, por meio do curso de Comunicação Social – Jornalismo e Publicidade e Propaganda, em parceria com a Associação dos Profissionais de Propaganda (APP), promoveu na terça-feira, 28 de agosto, o workshop de pintura digital. O evento foi ministrado por Marcelo Maiolo, que atualmente é colorista da DC Comics.


Maiolo já trabalhou como colorista e ilustrador em empresas nacionais, como: Odebretch, Panco, Goodyear e Estrela. E também internacionais, como: Marvel Comics, Dark House e Strika Entertainment. Além de falar sobre o mercado de trabalho na área, o profissional pode mostrar suas técnicas colorindo 'ao vivo' um personagem desenhado por um amigo.


Segundo Maiolo, há tempos a colorização profissional deixou de ser apenas mais um processo na produção de uma história em quadrinhos. “Ela atua ativamente na narrativa, podendo direcionar o foco, determinar o clima e ambientação das cenas, além de ter um grande poder de transformação no desenho”, explica.


Maiolo demonstrou como faz isso ao detalhar sua paleta de cores sempre levando em conta os aspectos psicológicos do personagem, a utilização da luz, a modelagem dos volumes e texturas em diferentes estilos e os tipos de ferramentas digitais e softwares utilizados por ele.


Segundo Caio Yo, ilustrador presente no evento, "é muito bom conhecer o processo criativo do Marcelo Maiolo de perto. Dá gosto ver alguém com tanta bagagem, com conhecimento de teoria cromática e um método tão eficiente de pintura, produzindo”. Caio complementa que aprendeu muita coisa e que todas serão aplicadas em seu dia a dia. “Hoje trabalho com arte, e esse aprendizado que tive neste workshop irá me ajudar muito no meu meio de trabalho”, finaliza.










Fotos: Divulgação

Nenhum comentário: