8 de ago. de 2012

VII Encontro Internacional sobre: “ Migração e Tráfico de Pessoas na América Latina”


Memorial da América Latina - 19 a 21 de Setembro de 2012

Inscrições Abertas

O fenômeno da migração associado ao Tráfico de Pessoas vem despertando o interesse da comunidade nacional e internacional, na busca de mecanismos de enfrentamento. Cerca de 3% da população mundial, quase 200 milhões de pessoas, residem em um país distinto ao do seu nascimento; 30 milhões no caso dos latino-americanos.

Aumenta a cada ano o número de migrantes que chegam à América Latina. O fenômeno, evidenciado por um estudo da Organização dos Estados Americanos - OEA, deriva das políticas duras contra os indocumentados em nações desenvolvidas.

No ano de 2009, cerca de 60 mil estrangeiros que viviam irregularmente no Brasil foram agraciados com uma anistia, e benefícios semelhantes foram criados também na Argentina, Colômbia e México.

A comissão especial para questões migratórias da OEA admite as dificuldades em definir os números reais destes fluxos, o que gera a suspeita de um incremento do Tráfico Internacional de Pessoas. Fortalecem-se as gangues de tráfico humano, criminosos que se aproveitam da falta de um esquema de segurança mais rígido para estimular a imigração ilegal em troca de dinheiro.

Dentre as modernas formas de violação dos direitos fundamentais, destaca-se o Tráfico de Pessoas, nas suas três modalidades: para fins de exploração sexual, do trabalho escravo e da remoção de órgãos. Nessa modalidade de crime organizado transnacional viola-se dentre outros, um dos fundamentos do estado democrático de direito: a “dignidade da pessoa humana”.

Apesar da escassa preparação para enfrentar esse fenômeno, os países latino-americanos estão respondendo com tempestividade, por meio de programas de cooperação e reformas migratórias.

Diante disso, o Instituto Latino-Americano de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos e a Fundação Memorial da América Latina, através da sua Cátedra UNESCO, com apoio do Movimento contra o Tráfico de Pessoas – MTCP,  realizam o VII Encontro Internacional sobre: “Migração e Tráfico de Pessoas na América Latina”, objetivando qualificar profissionais para atuar na implementação de políticas públicas nessa área, assim como estimular a realização de estudos, cursos, pesquisas, diagnósticos, produção de conhecimento e discussões qualificadas acerca da temática, além de estabelecer intercâmbios sobre as diferentes formas de intervenção.

Datas e local
O VII Encontro Internacional será realizado no período de 19 a 21 de setembro de 2012, das 8h às 18h, na Sala de Espelhos do Auditório Simón Bolívar do Memorial da América Latina, e reunirá especialistas do Brasil, América Latina, Europa, Canadá e EUA, oriundos de Organizações Governamentais, Não-Governamentais, Instituições de Ensino e Organismos Internacionais.

Nenhum comentário: